segunda-feira, julho 31, 2006


25 semanas
As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os "germes" dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés.

Agora seu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona suas costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas. Se você sente essas dores descanse, mude sua postura e aplique compressas quentes na região dolorosa.
Sinais de parto prematuro: Você conhece alguns sintomas e sinais de parto prematuro? Nunca ignore os seguintes:
Cólicas parecidas com as do período menstrual (constantes ou ocasionais) Dores constantes no baixo ventre Pressão na região pélvica (como se o bebê estivesse empurrando para baixo) Cólicas abdominais (com ou sem diarréia) Aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal (especialmente se ele se torna mucoso como o do período ovulatório) Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais freqüentes (podem ser dolorosas)
Discuta com seu médico sobre o que fazer no caso de você sentir esses sintomas antes de 37 semanas de gravidez.

Agora é um bom momento para antecipar sua agenda de trabalho para quando o bebê nascer. Veja as opções de trabalho que você tem para substituir as atuais e as leis que regem o seu futuro afastamento.
"Quando eu me aproximo de uma criança, dois pensamentos me ocorrem; sensibilidade para o que ela é; respeito pelo que ela pode vir a ser".(Louis Pasteur)

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dani, parabéns pelas 25 semanas, tô passando daqui pra te desejar uma ótima semana.
Beijos pra vc e pra Ana Clara,
Elisangela e Guilherme.

Anônimo disse...

Oi Dani, parabéns pelas 25 semanas, tô passando daqui pra te desejar uma ótima semana.
Beijos pra vc e pra Ana Clara,
Elisangela e Guilherme.

Betina Denardin Szabo disse...

Oieee!!! Você está sempre na minha frente em semanas. Não é justo! Quando eu começo a me achar uma veterena das grávidas, entro no seu blog e me lembro que você é ainda mais. *Hehehe* Por sinal, eu tô me achando o máximo que tô entrando no sexto mês. Nossa! Até o quinto, eu achava que tava demorando muito pra passar, mas agora nem acredito que já tô no sexto!!! E você quase saindo dele já. *hehehe* Por sinal, você já comprou essas coisas tipo carrinho, cadeira de carro, etc? Eu vou comprar nesse fim de semana! Tô tri feliz!!! Doida pra fazer essas comprinhas. Mas eu ainda nem comprei os móveis do quarto, né... Já escolhi, mas comprar que é bom... Ficou pra depois, porque agora gastamos muito nos outros móveis do apê. Aí ficou difícil! E como é o meu pai que vai me dar essas tranqueiras outras, já dá pra comprar.

Beijão pra vcs duas!!!