segunda-feira, setembro 11, 2006

31 semanas
O crescimento começa a diminuir um pouco a velocidade e o cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície. Esse rápido crescimento aumenta o número de conexões entre as células nervosas individuais. A íris torna-se colorida e as pupilas respondem de modo reflexo à luz. Os cabelos crescem e tornam-se mais espessos. O único órgão importante que ainda não está totalmente pronto para o nascimento é o pulmão. As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas, o que é conhecido como posição fetal. No final dessa semana ele pesa cerca de 1700 gramas e mede em torno de 36-37 cm dos pés à cabeça.
Seu abdome pode estar mais dolorido à medida que seu útero vai esticando e aumentando. Ele agora está cerca de 14 cm acima do umbigo, a dez semanas do final. Como os ossos de seu bebê estão cada vez mais duros e fortes, suas necessidades de cálcio são maiores. Assegure-se de uma dieta rica em cálcio, proteínas, ferro e ácido fólico.
Múltiplos: Visite um pediatra e peça informações sobre os cuidados com os bebês. Se eles vierem mais cedo, você não vai necessitar de um monte de entrevistas com vários médicos para se decidir qual vai cuidar dos bebês. Você já aprontou sua mala para a maternidade? A mãe pode se queixar muito dos desconfortos dessa fase da gravidez. Escute-a e dê o seu apoio e compreensão. Ajude-a a relaxar à noitinha fazendo massagens nas suas costas e pés. Isso parece simples, mas pode ser difícil para você lhe dar com esses desconfortos. Lembre-se: ela precisa que você esteja do lado dela e o que você fizer por ela, também estará fazendo pelo bebê. É a melhor maneira de se tornar um bom pai.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Danny e oi Clara. tudo bom com vocês?

Parabens pelas 31 semanas. Nós estamos chegando nas 30... falta pouco agora, né? Ai! Que frio na barriga. kkkk

Fiquem com Deus e tenham uma ótima e feliz semana. Bjao

** Fe Cardozo ** disse...

Nossa Dani!!! É incrível como a cada semana muita coisa com nossos baby´s!
Parabéns!!!
Bom, vamos ver se dessa vez nos encontramos na consulta! rs
Bjus Fe e Lucas

Anônimo disse...

Dani,

Gostei da dica de irmos logo a um pediatra, quanta informação vc tem para nos passar,o bom q estou de 28 semanas e assim vou aprendendo com vc rssssss, ta lindo seu blog, sempre q der entrarei aqui.

Beijosss meus e daAna Júlia